terça-feira, 13 de julho de 2010

O clima, a fauna e a flora

O clima tropical, mais ameno totalmente diferente da Europa próprio para o cultivo agrícola, a exuberância da fauna e flora brasileira desde o descobrimento impressionaram os estrangeiros. As cartas escritas pelos viajantes, jesuítas e cronistas, entre eles Hans Staden e o padre José de Anchieta mostram claramente essa admiração. A fauna abundante e exótica, fornecia alimentação e era composta por tamanduás, anta, tatu, gambá, insetos, formigas, jacarés, piranha, lagartos, micos, cobras, bichos-preguiça, beija-flores e outros. A flora muito rica composta por tubérculos, legumes e frutas como uvas, abacaxi, mangaba, limões, laranjas, goiaba, cacau, tomate, mandioca, batata doce, tinham outras utilidades além de fornecer alimentação. Elas eram usadas no preparo de remédios para a cura de algumas doenças.
Com sua flora e fauna a biodiversidade brasileira possui características especiais. Muitos desses seres vivos só existem na América do Sul, uma região única e distinta de todas as outras.
Fonte: Assunção, Paulo de. A terra dos brasis: a natureza da américa portuguesa vista pelos primeiros jesuítas (1549-1596), São Paulo: Annablume, 2001; Miranda, Evaristo Eduardo de. O descobrimento da biodiversidade: a ecologia de índios, jesuítas e leigos no século XVI.
Marta Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário